Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Desenrolando o BI

Imaginamos sempre que BI é uma imensa lista de indicadores, fluxogramas, gráficos, planilhas e afins. Na prática, o BI pode se revelar algo bastante diferente.

A internet é um enorme banco de dados, mas o maior desafio é transformar este imenso banco em métricas, para que profissionais possam analisá-las e por fim, transformá-las em Business Intelligence (BI).

Compreendendo o BI...

Inteligência é tomar uma ação a partir do que se conhece, sendo assim, vamos aprender:

Dado = qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
Informação = é o dado trabalhado que permite a tomada de decisões.
Conhecimento = conjunto de ferramentas conceituais e categoriais usadas para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação.
Inteligência = capacidade mental de raciocinar, resolver problemas, abstrair e compreender idéias e planejar para o futuro.

Portanto, BI pode se definir por um sistema com bancos de dados integrados que visa facilitar as tomadas de decisões baseadas em análises de dados históricos. 

O BI é utilizado para se preparar para o futuro e funciona de acordo com alguns conceitos:

Dados brutos - dados que estão em diversos sistemas, planilhas, etc.
ETL (Extract, Transform and Load) - importa os dados de vários sistemas e os organiza.
Data Warehouse - onde os dados são organizados, é um repositório único e estruturado.
Ferramentas de Business Intelligence - possibilitam que os dados sejam consultados de diversas formas.

Esses conceitos e ferramentas podem fazer com que a margem de lucro do seu produto ou serviço seja exponencialmente ampliada com base em dados, e não em especulações ou intuições. 

Segundo a BARC BI Survey 9, a ferramenta de BI de uso mais amigável, intuitivo e com maior aceitação do mercado é a TARGIT BI Suite da TARGIT, veja mais no site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso Blog!